Minha Vida - Saúde, Alimentação e Bem-Estar
publicidade

Sete truques para esconder as falhas das sobrancelhas

Maquiagem definitiva, aplicação de hena e até implante resolvem de vez o problema


Sobrancelhas bem feitas não só valorizam o seu rosto, como também podem mudar completamente a sua expressão - falhas e pelos fora do lugar dão a impressão de desleixo, enquanto um desenho bem alinhado deixa o rosto mais suave. Realçar esta região, de maneira natural, é um segredo que nem todo especialista divide abertamente. "Muitas clientes acabam optando por soluções exageradas e se arrependem depois, é preciso conhecer os prós e os contras de cada método antes de decidir", afirma a esteticista Sonia Ferreira, do Rio de Janeiro. Veja quais são as opções disponíveis atualmente para corrigir sua sobrancelha e identifique qual delas se adapta melhor ao seu caso. 

de 7

mulher pintando as sobrancelhas - Foto Getty Images

Aplique hena

Uma solução para deixar a sobrancelha mais volumosa é aplicar hena nos fios - além da tintura, o produto conta com componentes naturais que estimulam o crescimento dos pelos. "Após uma limpeza de pele, a hena é aplica na sobrancelha, seguindo o formato que você quiser", afirma a esteticista Sonia Ferreira, do Rio de Janeiro. Ela afirma que esse procedimento não deve ser aplicado em quem usa de cremes à base de ácidos, pois a hena minimiza a duração dessas fórmulas. "Ela também não dura muito em pessoas com peles mais oleosas", diz. Para aqueles que adotarem o procedimento, a recomendação é retocar a cada 15 dias para peles normais e a cada 10 dias para peles oleosas.  

mulher passando lápis na sobrancelha - Foto Getty Images

Lápis de sobrancelha

Esse procedimento é mais democrático e pode ser feito em casa, desde que você saiba como fazer o contorno sem exageros, para não correr o risco de as sobrancelhas ficarem tortas. "O ideal é fazer primeiro uma limpeza da pele e dos fios, para depois com o lápis desenhar a sobrancelhas, esfumaçando para dar um visual mais natural", diz Sonia Ferreira. "É preciso ainda ficar atenta para não passar a mão no local e borrar o riscado, e pessoas que transpiram muito precisam retocar com mais frequência."

mulher fazendo maquiagem definitiva nas sobrancelhas - Foto Getty Images

Maquiagem definitiva

Esse procedimento faz micropigmentações na pele por meio de agulhas, simulando a maquiagem dos olhos e lábios ou então delineando as sobrancelhas. A maquiagem definitiva usa anestésicos para amenizar o incômodo, tornando o procedimento um pouco mais confortável. "Ele é muito eficaz no preenchimento de falhas de fios ou de total ausência deles", diz a micropigmentadora Gisele Ferreira, de São Paulo. No caso das sobrancelhas, primeiro é realizado o desenho com a pinça e as áreas que serão cobertas pintadas a lápis, para o cliente aprovar. "Se você pretende aderir à técnica, é necessário antes dar um tempo em procedimentos dermatológicos como ácidos, botox e algumas cirurgias plásticas", alerta. O tempo de retoque varia de um a sete anos, dependendo da técnica utilizada. 

mulher tirando as sobrancelhas em casa - Foto Getty Images

Não faça as sobrancelhas em casa

É muito comum algumas mulheres pensarem que fazer as sobrancelhas é simples, e não exige muito mais do que deixar os dois lados iguais. ''Cada sobrancelha terá um formato diferente conforme o tamanho do rosto e dos olhos, e um pelo que se tira errado já pode fazer toda a diferença", afirma a designer de sobrancelha Deise Dias, do I9 Hair, em São Paulo. Outro fator que pode desencorajar a retirada das sobrancelhas sem orientação é que os pelos podem não crescer da mesma forma, criando falhas. "Além de manter a formato, o profissional pode corrigir erros, acompanhar a correção de alguns fios e cultivar uma determinada área para acertar a sobrancelha."

pote com cera quente - Foto Getty Images

Dê um tempo na depilação com cera

A esteticista Sonia explica que a depilação com cera, embora seja mais rápida, pode fazer com que os pelos cresçam mais fracos, deixando a sobrancelha com uma aparência mais rala. "Outras contraindicações são as peles mais sensíveis, podem não suportar a depilação com cera nessa área, correndo mais risco de sofrer uma irritação ou descamação, e pessoas que usam produtos com ácido", diz. Se você perceber que seus pelos não estão crescendo como deveriam, interrompa o uso da cera e passe utilizar outros métodos. 

mulher aplicando tintura nas sobrancelhas - Foto Getty Images

Use tintura

Aplicando uma tintura apropriada para sobrancelhas, é possível dar mais volume ao pelos. "Apesar de serem hipoalergênicas e precisarem de mais tempo para retoque, as tinturas não estimulam o crescimento dos pelos, como faz a hena", afirma a designer de sobrancelhas Deise. O procedimento deve ser realizado de 30 em 30 dias e não possui contraindicação, salvo raros casos de irritação na pele. 

mulher fazendo uma cirurgia nas sobrancelhas - Foto Getty Images

Implante de sobrancelha

Para casos mais extremos, é possível fazer um implante de sobrancelha, com a mesma técnica usada para implante no couro cabeludo. "Os folículos são retirados da cabeça ou da região pubiana, e depois são implantados na região receptora por meio de incisões feitas com agulhas de calibre reduzido, seguindo a orientação do crescimento dos pelos já existentes", explica o cirurgião-plástico Helio Caprio, da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Ele afirma que o resultado é bastante natural e a aplicação pode ser feita em uma ou duas etapas, caso algumas áreas não tenham sido preenchidas. "Feito da maneira correta, o implante realiza uma reposição anatômica dos fios, que crescem normalmente, não necessitando de retoques.'

ver texto completo


Este conteúdo ajudou você? Já ajudou você e + 1254 pessoa(s) Já avaliou

Imprima

Erro

erro

Comente

Compartilhe

siga o minha vida e melhore sua qualidade de vida

Saiba mais

Copyright 2006/2014 Minha Vida - Todos os direitos reservados

"As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas."