Cinesioterapia: técnica usa movimentos para ajudar a tratar gordura localizada e flacidez

Exercícios de postura e aumento do tônus muscular podem ajudar a melhorar esses aspectos e a aparência em geral

ARTIGO DE ESPECIALISTA - ATUALIZADO EM 27/10/2016

Taynara Lima
Fisioterapia - CREFITO 178459-F/RJ
especialista minha vida

A cinesioterapia é um tipo de terapia que utiliza de movimentos, sendo também dada como um exercício terapêutico. Seus principais objetivos são: tratar ou prevenir comprometimentos; melhorar, restaurar ou aumentar a função física; otimizar o preparo físico e a saúde geral. Sendo assim, obtém nível ótimo de movimento para atividades básicas ou complexas.

PUBLICIDADE

Por meio de uma minuciosa avaliação, identificam-se os melhores exercícios terapêuticos que podem ser empregados para a efetivação do objetivo proposto e necessário. Enfim, usa-se o movimento para tratar a melhora na realização de atividades básicas ou mais específicas, reabilitando também movimentos dentro de uma função.

Cinesioterapia e seus usos estéticos

Dentro dos objetivos estéticos, é importante considerar que a avaliação precisa ser específica, individual e minuciosa. A fisioterapia tem capacidade de enxergar o indivíduo como um todo, considerando que uma simples queixa de gordura localizada em uma região corporal pode estar agravada por alteração postural, fraqueza muscular que altera a postura, encurtamento muscular ou outros. Na alteração postural, por exemplo, mesmo que o quadro esteja relacionado ao aparelho locomotor, disfunção de coluna vertebral ou alteração na postura dos pés, cabe considerar um quadro de fraqueza muscular tratável, por exemplo, auxiliando na resolução do caso e consequentemente atuando com mudanças sobre a disposição da gordura em determinada área corporal.

Alguns exercícios de mímica facial também são interessantes no tratamento do quadro de flacidez. O aspecto de flacidez de pele muitas vezes conta com um quadro de flacidez muscular, o que pode acarretar no aspecto ?caído? de algumas áreas do rosto, por exemplo. Não se pode considerar que há culpa exclusiva da fraqueza muscular para os quadros de flacidez cutânea, mas o fortalecimento muscular da região apontada potencializa positivamente de forma expressiva o aspecto visual dessa área. Isso também pode ocorrer no quadro de flacidez glútea, no qual normalmente podem-se visualizar os dois casos de flacidez. Quando solucionado o problema de flacidez muscular com a cinesioterapia ou outros, muitas vezes observa-se melhora do aspecto da pele daquela região. Em áreas de braço e abdome também se observam essas considerações. O tônus muscular (estado de tensão normal do músculo) também é tratável pela cinesioterapia e colabora muito na atuação muscular corporal.

As cicatrizes quando geram aderências ou são imóveis refletem diretamente no movimento de uma área. A liberação dessas cicatrizes, mesmo pequenas ou de maior tamanho, através do movimento, facilita muito outros mecanismos, como a adoção postural correta, que pode interferir na disposição de tecido adiposo em determinada área, não sendo especificamente ou somente gerada por fraqueza muscular.

A liberação de tensões musculares com uso de movimentos e técnicas manuais também é de grande importância e colaboração ao relaxamento muscular num pós-operatório de cirurgia estética, dependendo da região. A cirurgia tendo sido feita em membros superiores ou mama exige a fixação de uma mesma posição ou postura por tempo extenso e determinado, sendo necessária a liberação de tensões musculares e também, mesmo que mais tardio, o fortalecimento muscular. Em qualquer que seja o pós-cirúrgico, é importante o fisioterapeuta avaliar as perdas de função muscular, por exemplo, e atuar diretamente na área da cirurgia com atividade específica liberada pelo cirurgião, com o movimento, trazendo de volta a função e movimentos básicos e mais específicos, através da cinesioterapia ou exercícios terapêuticos.

É de clara observação que pela fisioterapia o indivíduo, ainda que somente com queixas estéticas, deve ser notado e avaliado com um todo, considerando disfunções diversas e a resolução das mesmas no tratamento estético, sendo viável associar técnicas que auxiliem essa resolução.