Muco nas fezes pode indicar doenças inflamatórias intestinais

Se vier acompanhado de sangue ou dor abdominal é necessário buscar ajuda médica

ARTIGO DE ESPECIALISTA - ATUALIZADO EM 08/11/2016

Dr. João Ricardo Duda
Coloproctologia - CRM 22961/PR
especialista minha vida

O muco intestinal é uma secreção gelatinosa, branca ou amarelada, produzida naturalmente pelo intestino (cólon) a fim de lubrificar e proteger o trajeto das fezes e facilitar sua eliminação. Porém, dentro de uma normalidade, sua quantidade deve ser pequena, muitas vezes não visualizado a olho nu. Em grandes quantidades, principalmente quando há um incremento recente na sua aparição ou estiver acompanhado de sangue e alterações no hábito intestinal, deve-se procurar um médico especialista.

PUBLICIDADE

O muco nas fezes pode ocorrer nas infecções intestinais, normalmente acompanhadas de diarreia. Doenças inflamatórias intestinais, como a retocolite ulcerativa e a doença de Crohn, bem como o câncer, costumam produzir muco, que pode vir com sangue e dores abdominais. O muco também pode fazer parte dos sinais e sintomas da síndrome do intestino irritável, e estar presente na fissura anal, proctites infecciosas (herpes, sífilis anorretal), grandes hemorroidas internas, fístulas anais, úlceras retais, no prolapso de mucosa retal, doença celíaca, na diverticulite aguda e na obstrução intestinal. Normalmente nas condições que envolvem doenças, o muco vem acompanhado de outros sinais e sintomas, bem como sua quantidade tente a ser maior que o habitual.

Como identificar que as fezes estão com muco?

Ao notar que há uma secreção gelatinosa de cor amarelada, semelhante a um ?catarro?, seja nas fezes ou simplesmente que escorra pelo ânus, marque uma consulta com um médico coloproctologista. Outros sinais e sintomas que devem alertar para a procura de um médico são:

  • Dor abdominal
  • Gases e distensão abdominal
  • Sangue nas fezes ou sangue "vivo"
  • Odor anormal das fezes
  • Diarreia
  • Alterações na coloração das fezes
  • Urgência evacuatória
  • Febre.

Apesar da presença de muco nas fezes poder fazer parte da normalidade, deve-se procurar um médico coloproctologista sempre que houver muco abundante nas fezes, principalmente quando associado a sangramento, alterações do hábito intestinal, anemia, dor abdominal ou outros sintomas associados,. Com uma boa avaliação, pode-se fazer diagnósticos importantes como o câncer, e tratá-los com antecedência.

Não deixe de consultar o seu médico. Encontre aqui médicos indicados por outras pessoas.