Anvisa aprova genérico para tratamento de diabetes tipo 2

Remédio funciona para eliminação do excesso de glicose na urina, controlando a doença

POR REDAÇÃO - PUBLICADO EM 29/03/2017

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o registro do genérico dapagliflozina, uma nova opção para o tratamento de pacientes com diabetes do tipo 2. A resolução foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira, dia 27 de Março.

PUBLICIDADE

O medicamento é usado para melhorar o controle glicêmico do organismo do paciente diabético, sendo indicado junto a exercícios físicos e à dieta alimentar. O genérico será administrado pela empresa Astrazeneca do Brasil Ltda e tem como referência farmacêutica o remédio Forxiga.

A dapagliflozina é reservada apenas para o tratamento de diabetes tipo 2 e ser usada no tratamento de pessoas com diabetes mellitus tipo 1. Além disso, não deve ser usado, ainda, no tratamento de cetoacidose diabética ou caso o paciente tenha problemas renais ou doenças cardiovasculares.

Segundo a agência, o remédio funciona como bloqueio do cotransportador sódio-glicose 2 (SGLT2), uma proteína responsável pela reabsorção da glicose (açúcar) no rim, contribuindo para eliminação do excesso de glicose por meio da urina.

A diabetes é um problema de saúde pública mundial que afeta mais de 400 milhões de pessoas, segundo um relatório global da Organização Mundial de Saúde (OMS) sobre a doença.

Não deixe de consultar o seu médico. Encontre aqui médicos indicados por outras pessoas.