Edgar e mais 1 pessoa perguntaram:

Depressão pode evoluir para psicose?

  • Respondido em 09/09/2014
    Olá,

    Há alguns casos de depressão que possuem características psicóticas, ou seja, de perda de contato com a realidade, e incluem delírios ou alucinações, que podem ou não estar relacionados com conteúdos depressivos, dentre outros sintomas.

    Os delírios são crenças que não se baseiam na realidade. E as alucinações são percepções de objetos, imagens, sons, cheiros ou outras sensações que não existem.

    Mas, somente um clínico poderá fazer o diagnóstico preciso e identificar se os sintomas psicóticos fazem parte da depressão ou de algum outro transtorno, como esquizofrenia, por exemplo.

    Se você apresenta delírios ou alucinações, juntamente com os sintomas depressivos, procure um médico ou, caso já esteja fazendo acompanhamento médico, informe-o para que ele possa te ajudar.

  • Respondido em 13/04/2015
    Geime Rozanski Psicologia - CRP 07/03417/RS
    Olá,

    A depressão é uma doença devastadora e precisa ser encarada com muita responsabilidade e carinho. Uma depressão, se não for tratada pode im evoluir para um estado psicótico, pois o indivíduo procura se defender e este caminho pode ser uma das formas.