Elcineia e mais 28 pessoas perguntaram:

HPV tem cura?

  • Respondido em 12/09/2014
    Dra. Ilná Escossia da Rocha Pitta Ginecologia e Obstetrícia - CRM 4503/CE
    Olá,

    sim, se for tratado a tempo, logo que diagnosticado,sem lesões severas , invasivas.Mesmo no carcinoma in situ, inicial, pode ser retirado o colo do útero e obter-se cura completa. Nem sempre ele se acompanha de lesões, se bem no início pode ser somente o vírus sem lesões ou do tipo l, atipia ou NIC l (neoplasia intra epitelial cervical). Se invasivo, deve-se retirar o útero todo p/ exame da peça e decidir o tratamento.

  • Respondido em 14/05/2015
    Dr. Gustavo Ventura Oliveira Mastologia e Ginecologia e Obstetrícia - CRM 136671/SP
    especialista minha vida
    Olá,

    O HPV é um vírus que acomete a região genital e que pode ser transmitido via sexual, secreções e até ao compartilhar objetos. Infelizmente após a contaminação, não há cura, apenas o controle da doença e das suas manifestações. Existem mais de cem subtipos de vírus, alguns associados a verrugas genitais e outros mais perigosos associados ao câncer de colo de útero e de pênis. Após o diagnóstico de HPV a paciente deve permanecer em vigilância frequente junto ao ginecologista.

  • Respondido em 03/09/2015
    Dr. Helio Magarinos Torres Filho Patologia Clínica/Medicina Laboratorial - CRM 471730/RJ
    especialista minha vida
    Olá,

    O fato de ter um exame positivo para HPV não contraindica a vacinação, mas não terá efeito contra este tipo específico de HPV. Como existem muitos outros tipos de HPV e a vacina é específica para 4 tipos específicos (6, 11, 16 e 18), nada contraindica a vacinação. Quanto à cura, a vacina tem ação preventiva somente, para quem ainda não foi infectado pelos tipos contidos na vacina. Os procedimentos de tratamento e cura vão depender de cada caso específico.