Dificuldade de iniciar a micção: tratamentos e causas

Visão Geral

O que é Dificuldade de iniciar a micção?

Sinônimos: urinação retardada, hesitação, dificuldade de iniciar a micção

Ter dificuldade de iniciar a micção, é conhecido como hesitação urinária ou micção adiada. Esse problema se caracteriza por ter problemas para começar a urinar ou para manter o fluxo. Pode acontecer com pessoas de qualquer idade, mas é mais comum em homens idosos. Em alguns casos, pode levar a retenção urinária, que é um problema grave em que a pessoa não consegue urinar e precisa de atendimento médico imediato.

PUBLICIDADE

Causas

No caso dos homens, a próstata aumentada causa a maior parte das dificuldades para iniciar a micção, pois, conforme envelhecem, grande parte apresenta o sintoma. O que faz com que o inchaço faça pressão na uretra (tubo que carrega a urina), tornando difícil iniciar ou manter a micção.

Mas, em homens e mulheres, ela pode ser causada por outras condições de saúde, ou psicológicas, e medicamentos. As principais causas são:

  • Infecções na próstata (nos homens) e infecções do trato urinário, principalmente nas mulheres
  • Alguns medicamentos para resfriados, congestão nasal, antialérgicos, antidepressivos e drogas utilizadas para tratar problemas no estômago
  • Problemas ou danos no sistema nervoso – causados, por exemplo, por acidentes, parto, diabetes, infecção da medula espinhal, esclerose múltipla e acidente vascular cerebral
  • Anestesias usadas durante cirurgias, assim operações próximas ao local
  • Pessoas muito tímidas, que não conseguem urinar em frente ou perto dos outros, por exemplo.

Diagnóstico e Exames

Buscando ajuda médica

Se a dificuldade de iniciar a micção é um problema constante, é importante marcar uma consulta com um clínico geral. Ele determinará a causa do problema examinando os seus sintomas e pedindo exames condizentes com as suspeitas que tenha sobre o seu caso.

Ignorar os sintomas só os fará piores com o tempo. Vai ficar cada vez mais difícil iniciar ou manter a micção, com dores mais fortes, até que se torne impossível urinar. Isso caracteriza retenção urinária, que é uma situação de emergência.

Se não consegue urinar de forma alguma (retenção urinária) ou está com dificuldade para urinar em conjunto com vômitos, febre, dores nas costas, calafrios e tremores, procure um pronto socorro.

PUBLICIDADE

Tratamento e Cuidados

Tratamento de Dificuldade de iniciar a micção

Existem tratamentos para melhorar a dificuldade de iniciar a micção, mas o médico deverá receita-los de acordo com as possíveis causas do problema no paciente.

Além de marcar uma consulta para verificar o problema, é possível aliviar os sintomas em casa bebendo bastante líquido e fazendo uma compressa quente na parte de baixo do abdômen, porque o calor relaxa os músculos fazendo com que a urina saia mais facilmente.

PUBLICIDADE

Fontes e referências

  • Healthline