Dor no lado direito da barriga: tratamentos e causas

Visão Geral

O que é Dor no lado direito da barriga?

Sinônimos: Dor no lado direito do abdômen

Dor no lado direito da barriga é um tipo de dor abdominal que pode ser sintoma de diversas condições de saúde, das mais simples como gases até as que envolvem um tratamento cirúrgico de emergência, como a apendicite.

PUBLICIDADE

Este é um tipo de dor que não aponta para um único órgão, podendo atingir uma grande variedade de locais dentro do abdômen. Além disso, pode ser que o problema seja em uma região da barriga e irradie para o lado direito, fazendo a pessoa sentir uma dor mais forte neste local.

Por estas razões, o diagnóstico correto do problema pode ser um desafio até para os médicos, então é importante que a pessoa não tente se autodiagnosticar, e sim procure atendimento para identificar a causa do problema - principalmente se apresentar febre, vômito ou fezes com sangue, dificuldade para respirar ou vômitos persistentes associados à dor no lado direito da barriga.

Causas

São diversas as possíveis causas da dor no lado direito da barriga - seja direta ou irradiada de outra parte da cavidade abdominal. As mais comuns são gases, indigestão e constipação (intestino preso).

Contudo, uma das causas mais preocupantes para a dor no lado direito da barriga é apendicite, inflamação de uma pequena bolsa localizada no início do intestino grosso conhecida como apêndice.

Um dos fatores característicos da apendicite é que ela pode começar com uma dor mais amena na região central da barriga e ir se tornando mais aguda e posicionada do lado direto inferior do abdômen (região em que o apêndice realmente está localizado) conforme as horas passam.

A apendicite é uma condição de emergência médica tratada com cirurgia para a remoção do órgão. Caso não seja tratado imediatamente, o apêndice pode romper-se e causar complicações graves, como acúmulo de pus no abdômen.

Outras possíveis causas da dor no lado direito da barriga na parte inferior são:

Já a dor no lado direito da barriga na parte superior pode ser um sinal de:

Diagnóstico e Exames

Buscando ajuda médica

É importante buscar ajuda médica com urgência para dor no lado direito da barriga caso ela esteja associada a:

Também é preciso marcar uma consulta médica caso a dor abdominal permaneça por alguns dias.

PUBLICIDADE

Na consulta médica

Especialistas que podem diagnosticar as causas de dor no lado direito da barriga são:

  • Clínico geral
  • Gastroenterologista

Estar preparado para a consulta pode facilitar o diagnóstico e otimizar o tempo. Dessa forma, você já pode chegar à consulta com algumas informações:

  • Uma lista com todos os sintomas e há quanto tempo eles apareceram
  • Histórico médico, incluindo outras condições que tenha e medicamentos ou suplementos que tome com regularidade

O médico provavelmente fará uma série de perguntas, tais como:

  • Quando os sintomas começaram?
  • Em qual parte do abdômen a dor se encontra?
  • O que parece melhorar os sintomas?
  • O que parece piorar os sintomas? Além da dor na lateral do abdômen, que outros sintomas você está sentindo? Quais medicamentos e suplementos você toma? Você está em tratamento para alguma doença ou condição? Qual?

Diagnóstico de Dor no lado direito da barriga

O diagnóstico da dor no lado direito da barriga dependerá dos demais sintomas que a pessoa está sentindo, do seu histórico clínico - ou seja, outras doenças que tem ou teve - e do resultado dos exames solicitados.

O médico pode solicitar exames de sangue, como o hemograma completo, testes de urina e fezes e exames de imagem como raios-x, ultrassom, ressonância magnética e tomografia computadorizada para determinar a origem da dor.

Tratamento e Cuidados

Tratamento de Dor no lado direito da barriga

O tratamento da dor no lado direito da barriga vai depender da causa e gravidade do problema.

Se a causa for uma apendicite, por exemplo, será necessária uma cirurgia para a remoção do órgão. Já no caso de uma diverticulite, o tratamento pode ser através de medicamentos e alterações na dieta ou até uma cirurgia.

Se a causa for gastrite ou pneumonia, normalmente é possível fazer o tratamento em casa com o uso de medicamentos, mas caso já estejam em estado avançado ou o paciente tenha outras condições de saúde que demandam cuidados (como o HIV), pode ser necessária a internação hospitalar.

No caso dos cânceres, também dependerá de diversos fatores como a idade do paciente, localização e gravidade da extensão dos tumores, histórico clínico da pessoa, entre outros fatores.

PUBLICIDADE

Fontes e referências

  • Mayo Clinic
  • WebMD
  • Ministério da Saúde