Filtro curto: tratamentos e causas

Visão Geral

O que é Filtro curto?

O pequeno sulco que fica entre o lábio e o nariz é chamado de filtro. Filtro curto é quando essa distância é menor do que o normal. O comprimento do filtro é passado geneticamente e, caso seja muito pequeno, pode ser sinal de algumas doenças.

PUBLICIDADE

Causas

Dentre as condições de saúde que podem ocasionar o filtro curto estão:

Diagnóstico e Exames

Na consulta médica

Especialistas que podem diagnosticar filtro curto são:

  • Pediatra
  • Geneticista
  • Ortodontista

Estar preparado para a consulta pode facilitar o diagnóstico e otimizar tempo. Dessa forma, você já pode chegar ao consultório com algumas informações:

  • Uma lista com todos os sintomas, mesmo que não pareçam relacionados ao quadro, e há quanto tempo eles apareceram
  • Histórico médico, incluindo outras condições que tenha e medicamentos, vitaminas ou suplementos que tome com regularidade

Também é importante levar suas dúvidas para a consulta por escrito, começando pela mais importante. Isso garante que conseguirá respostas para todas as perguntas relevantes antes de sair do consultório.

Para diagnosticar a causa exata do filtro curto o médico levará em conta outros sintomas, além das condições física e mental do paciente. Ele ainda poderá pedir exames ou testes, como exame cromossômico, de enzimas e análise metabólica da mãe e da criança, para confirmar a sua suspeita.

PUBLICIDADE

Buscando ajuda médica

Normalmente o médico notará o filtro curto logo no nascimento do bebê ou quando ele ainda for muito novo. Contudo, caso você esteja achando que a distância entre o lábio e o nariz do seu filho está menor do que deveria, converse com o pediatra.

Fontes e referências

  • Universidade Federal do Pará
  • Healthline