Formação atrasada ou ausente dos dentes: tratamentos e causas

Visão Geral

O que é Formação atrasada ou ausente dos dentes?

A erupção dos dentes de leite inicia-se entre os 4 e 10 primeiros meses de idade do bebe. Pode acontecer, embora bem raro, que o bebe já nasça com um dente, ou que haja a erupção bem precoce em até um mês de vida. É necessário fazer o diagnostico para saber se este dente é um ‘’supranumerário’’, isto é, um dente ‘’extra’’ ou se esse dentinho faz parte da dentição normal. O dente supranumerário deve ser extraído, enquanto que o dente da serie de leite deve ser mantido.

PUBLICIDADE

Causas

Crianças prematuras tem um atraso relativo, pois se somássemos o tempo que faltou para o prematuro nascer, o tempo de erupção seria estatisticamente o mesmo.

Alguns estudos demonstraram que crianças que não foram amamentadas tiveram atraso na erupção dos incisivos superiores e erupção precoce nos molares superiores

Outro estudo mostrou que crianças que continuaram a ser amamentadas exclusivamente após os seis meses de idade tiveram um relativo atraso na erupção. Esse estudo concluiu que a partir do sexto mês é importante que a criança experimente uma alimentação mais solida para que o desenvolvimento da boca seja estimulado.

Outras causas de atrasos na erupção:

A ausência de dentes (agenesia) na primeira dentição é mais rara do que em dentes permanentes. A causa que explica melhor a agenesia é a mutação genética, e estão relacionadas a adaptação e evolução humana.

Na dentição permanente, o dente ausente mais comum é o terceiro molar (dente do siso), depois o incisivo lateral superior e o segundo pré-molar superior.

Quando ocorre agenesia de um dente permanente, o dente de leite correspondente fica retido e demora muito mais para cair, podendo ficar na boca até a vida adulta.

Diagnóstico e Exames

Buscando ajuda médica

É importante ter um pediatra e um dentista para acompanhar o desenvolvimento da criança e a idade em que acontecem a erupção e esfoliação dental, pois as alterações podem indicar alguma anomalia.

PUBLICIDADE

Diagnóstico de Formação atrasada ou ausente dos dentes

O diagnóstico é feito pelo pediatra e pelo dentista baseado no exame clínico da criança, boca, gengivas, radiografias, histórico familiar.

Tratamento e Cuidados

Cuidados

Encontrada a causa, o médico ou o dentista ira propor o tratamento específico. Outras vezes não será necessário fazer nada, apenas respeitar o tempo biológico da criança.

PUBLICIDADE

Fontes e referências

  • Eliana Avelãs, odontóloga da Universidade de São Paulo e especialista do Portal Minha Vida