Pápula: tratamentos e causas

Visão Geral

O que é Pápula?

Pápula é um tipo de lesão que acontece na pele, normalmente menor que um centímetro de diâmetro, e é caracterizada por mudanças na cor e na textura da pele. Frequentemente elas podem se agrupar e gerar uma erupção cutânea. Elas também podem estar associados com características secundárias, como crostas ou escamas.

PUBLICIDADE

Normalmente a pápula não é grave e é possível resolvê-la com tratamentos caseiros. Contudo, caso note anormalidades na pele logo após começar a tomar um novo medicamento, é necessário informar o seu médico imediatamente.

Causas

São vários os fatores que podem ocasionar o aparecimento da pápula, mas os principais são:

Além destes, a pápula também pode ser causada por candidíase cutânea, que é uma infecção da pele causada por fungos.

Outras possíveis causas são:

Diagnóstico e Exames

Buscando ajuda médica

Se após começar a tomar uma nova medicação o paciente desenvolver pápula ele precisa contatar o médico imediatamente. Da mesma forma, é preciso procurar ajuda médica no caso delas surgirem a partir de uma picada de inseto, pois esses animais podem transmitir doenças mais graves também.

Caso os sintomas não melhorem com alguns tratamentos domésticos, como banhos mornos e evitar qualquer produto que possa irritar apele, também é importante procurar ajuda médica.

PUBLICIDADE

Na consulta médica

Especialistas que podem diagnosticar pápula são:

  • Clínico geral
  • Dermatologista

Estar preparado para a consulta pode facilitar o diagnóstico e otimizar tempo. Dessa forma, você já pode chegar ao consultório com algumas informações:

  • Uma lista com todos os sintomas e há quanto tempo eles apareceram
  • Histórico médico, incluindo outras condições que tenha e medicamentos, vitaminas ou suplementos que tome com regularidade
  • Se possível, leve um acompanhante

É importante tentar identificar o que pode ter ocasionado o sintoma, como picada de insetos, uso de um novo medicamento ou cosmético na área afetada etc., para que o tratamento seja mais efetivo.

Tratamento e Cuidados

Tratamento de Pápula

Na maioria dos casos a pápula pode ser tratada em casa. Para isso é importante evitar materiais que irritem a pele, não esfregar a região na hora de lavá-la e usar sempre água morna, e não quente. O sabonete também deve ser suave para não agredir a pele e nunca passar maquiagens, cremes ou loções na área afetada. Ela também não deve ser coberta ou impedida de receber o máximo de ar possível.

Também é importante sempre se atentar para a data de validade dos cosméticos para evitar problemas. Da mesma forma, se a pessoa estava usando algum tipo de maquiagem ou creme na região que apresentou o problema, pode ser que algum ingrediente do produto tenha ocasionado a pápula. Se este for o caso, não se deve retomar o uso do produto, já que os sintomas podem retornar.

Se a pápula é decorrente da varicela em adultos ou crianças, a única forma de trata-la é deixar a doença seguir o seu curso. Mas caso ela apareça em recém-nascidos ou em crianças com sistema imunológico enfraquecido, deve se procurar ajuda médica pois, eles podem apresentar complicações mais graves.

Se a pápula foi causada por eczema, o paciente pode usar produtos para banho feitos de farinha de aveia para acalmar a pele.

PUBLICIDADE

Prevenção

Prevenção

A forma de prevenir a pápula depende do fator que ocasionou o seu aparecimento, que, a partir de então, deve ser evitado.

Fontes e referências

  • Universidade de Wisconsin – Madison
  • Healthline