Pregas no lóbulo da orelha: tratamentos e causas

Visão Geral

O que é Pregas no lóbulo da orelha?

Os lóbulos das orelhas em crianças e adolescentes costumam ser lisos, e pregas no lóbulo da orelha normalmente aparecem com o avançar da idade. Quando esse tipo de prega aparece em crianças e jovens, em geral está associado a doenças hereditárias.

PUBLICIDADE

Causas

Quando as pregas no lóbulo da orelha aparecem desde cedo, em geral estão ligadas à herança genética.

Alguns estudos ligam também o aparecimento de pregas no lóbulo da orelha em adultos ao maior risco de aparecimento de doença cardiovascular. O primeiro estudo a fazer essa relação foi publicado no New England Journal of Medicine, e mostrava que quando pessoas que tinham essas pregas diagonais tinham mais chances de ter doença arterial coronariana.

Ao longo do tempo, no entanto, alguns estudos comprovaram essa teoria, enquanto outros mostraram resultados conflitantes. Como não se sabe ao certo o que poderia causar essa relação, esse não é considerado um teste comprovado.

Diagnóstico e Exames

Buscando ajuda médica

Em geral, indica-se buscar ajuda médica se você acredita que as pregas no lóbulo da orelha de uma criança estejam relacionadas a alguma síndrome genética.

PUBLICIDADE

Na consulta médica

Especialista que podem diagnosticar a causa de uma prega no lóbulo da orelha em crianças é:

  • Pediatra

Estar preparado para a consulta pode facilitar o diagnóstico e otimizar o tempo. Dessa forma, você já pode chegar à consulta com algumas informações:

  • Uma lista com todos os sintomas e há quanto tempo eles apareceram
  • Histórico médico, incluindo outras condições que o paciente tenha e medicamentos ou suplementos que ele tome com regularidade
  • Se possível, peça para uma pessoa te acompanhar

O médico provavelmente fará uma série de perguntas, tais como:

  • Existe algum histórico de síndrome genética em sua família?
  • Seu filho apresenta algum sintoma, além da prega na orelha?

Fontes e referências

  • Ministério da Saúde