Saciedade precoce: tratamentos e causas

Visão Geral

O que é Saciedade precoce?

Sinônimos: repleção abdominal precoce após as refeições

Saciedade precoce é quando a pessoa se sente satisfeita antes de ingerir uma quantidade normal ou suficiente de alimentos.

PUBLICIDADE

Várias doenças, como cânceres, úlceras e diabetes, podem estar ligadas a esse sintoma, que se dura mais de alguns dias demanda atenção.

Uma pesquisa do Instituto Nacional do Câncer (INCA), que analisou pacientes com tumores malignos no aparelho digestório entre 2006 e 2011, chegou à conclusão que o segundo principal sintoma para a diminuição da ingestão de alimentos – que agrava a condição dos pacientes – é a saciedade precoce, com 74,5% de incidência.

Causas

Problemas no estômago

Qualquer tipo de desordem na região do estômago, desde tumores até dificuldade para esvaziá-lo após a alimentação, podem fazer com que a pessoa se sinta satisfeita antecipadamente, causando a saciedade precoce.

Dentre os problemas que causam a lentidão para o estômago se esvaziar estão a cicatrização ou compressão do duodeno, ou problemas na inervação do estômago e/ou duodeno.

Outro problema bastante comum é gastroparesia, que é a ausência ou diminuição dos movimentos estomacais necessários para a digestão. Muitas vezes a causa dessa doença é desconhecida, mas acredita-se que possa estar ligada ao diabetes, doença de Parkinson, esclerose múltipla, cirurgias intestinais e uso de medicamentos.

Problemas no sistema nervoso

Dentre as doenças que afetam o sistema nervoso causando a saciedade precoce, a principal é o diabetes. Ele pode causar dano na inervação responsável por regular os movimentos estomacais.

Câncer

Vários tipos de câncer podem estar ligados ao surgimento da saciedade precoce. Dentre os principais locais afetados que causam o sintoma estão:

  • Estômago
  • Pâncreas
  • Vesícula biliar
  • Intestino
  • Fígado
  • Ovário
  • Tumores na região do abdômen que pressionam o estômago.

Outras possíveis causas

Diagnóstico e Exames

Buscando ajuda médica

Saciedade precoce é perigosa pois o paciente deixa de ingerir calorias e nutrientes necessários para o funcionamento do corpo, como ferro, vitamina B12, ácido fólico, cálcio e carboidratos. O que pode causar anemia e osteoporose e até desnutrição.

Além disso, se a saciedade precoce estiver associada com os seguintes sintomas, é necessário buscar atendimento médico de emergência:

A maioria dos outros sintomas que podem surgir para saciedade precoce também estão ligados a gastroparesia. Tais como:

PUBLICIDADE

Na consulta médica

Para diagnosticar, localizar a causa e tratar a saciedade precoce, o paciente deve marcar uma consulta com o clínico geral ou gastroenterologista. Depois, dependendo da doença concomitante que está ocasionando o problema, ele pode preferir passar o caso para o especialista neste problema.

Estar preparado para a consulta pode facilitar o diagnóstico e otimizar o tempo. Dessa forma, você já pode chegar ao consultório com algumas informações:

  • Uma lista com todos os sintomas e há quanto tempo eles apareceram
  • Histórico médico, incluindo outras condições que tenha e medicamentos ou suplementos que tome com regularidade
  • Se possível, leve um acompanhante.

Diagnóstico de Saciedade precoce

O médico provavelmente solicitará os seguintes exames para fazer o diagnóstico de saciedade precoce:

  • Raiox com ingestão de substância para tornar o local mais visível
  • Ultrassonografia abdominal
  • Cintilografia de esvaziamento gástrico
  • Tomografia computadorizada.

Tratamento e Cuidados

Tratamento de Saciedade precoce

O tratamento dependerá da doença que está ocasionando o problema, mas normalmente o médico pode indicar medicações para abrir o apetite, restaurar a movimentação do estômago e pedir que o paciente evite refeições ricas em gorduras e fibras, pois elas naturalmente demoram mais para serem digeridas.

Se não tratada, a saciedade precoce pode causar diversos problemas graves, como a perda de peso e de músculos, e comprometer até o funcionamento cerebral. Além de desnutrição e anemia.

PUBLICIDADE

Medicamentos para Saciedade precoce

A saciedade precoce pode ter diversas causas, de modo que o tratamento varia de acordo com o diagnóstico estabelecido pelo médico. Por isso, somente um especialista capacitado pode dizer qual o medicamento mais indicado para o seu caso, bem como a dosagem correta e a duração do tratamento. Os medicamentos mais comuns no tratamento de saciedade precoce são:

Siga sempre à risca as orientações do seu médico e NUNCA se automedique. Não interrompa o uso do medicamento sem consultar um médico antes e, se tomá-lo mais de uma vez ou em quantidades muito maiores do que a prescrita, siga as instruções na bula.

Fontes e referências

  • Revisado por: Décio Chinzon, gastroenterologia da Diagnósticos da América (DASA) - CRM-SP: 49552
  • Ministério da Saúde
  • Centro de Doenças Digestivas
  • Instituto Nacional do Câncer (INCA)