Sarcoma de Kaposi: sintomas, tratamentos e causas

Visão Geral

O que é Sarcoma de Kaposi?

O sarcoma de Kaposi é um câncer raro do tecido conjuntivo, e é frequentemente associado com AIDS. O câncer tem crescimento lento e pode envolver a pele, pulmões, trato gastrointestinal e outros órgãos. Em pessoas com AIDS, o sarcoma de Kaposi é causado por uma interação entre o HIV, o sistema imunológico debilitado e o vírus HHV- 8. As pessoas que têm insuficiência renal ou outros transplantes de órgãos também estão em risco de sarcoma de Kaposi.

PUBLICIDADE

Pessoas que vivem com o vírus da Aids têm maior probabilidade de desenvolver alguns tipos de câncer, segundo uma pesquisa feita por pesquisadores do Kaiser Permanente, organização de saúde da Califórnia, nos Estados Unidos. A maior incidência ocorre, principalmente, quando existe associação com outros fatores de risco para o câncer, como o tabagismo e a obesidade.

Para chegar a esta conclusão, o estudo comparou históricos médicos de cerca de 21 mil pacientes com HIV com os históricos de mais de 215 mil pessoas sem o vírus. A partir dessa análise, os pesquisadores conseguiram calcular os riscos para os 10 tipos de câncer mais comuns nos soropositivos.

Entre os tipos mais comuns de câncer, o Sarcoma de Kaposi e o Linfoma não-Hodgkin. Em geral, esses tipos de tumores definem o diagnóstico de Aids em pessoas que têm o HIV, apresentando ligação direta com o vírus. Porém, outros tipos de câncer, como o anal, o colorretal e o Linfoma Hodgkin, também mostraram esta relação. Também foram registradas incidências menores para o câncer de fígado, melanoma, pulmões, boca e garganta.

Sintomas

Sintomas de Sarcoma de Kaposi

Os tumores mais frequentemente aparecem como feridas vermelho-azuladas ou roxas na pele. Elas têm essa cor porque os tumores são ricos em vasos sanguíneos.

As lesões podem aparecer nos pés e tornozelos, coxas, braços, mãos, face, ou qualquer outra parte do corpo, mais frequente em extremidades (mãos e pés). Elas também podem aparecer em sítios dentro do corpo. Outros sintomas podem incluir expectoração com sangue e falta de ar, se a doença estiver nos pulmões ou trato gastrointestinal, causando diarreia, sangramento, perda de peso, náuseas e vômitos.

Diagnóstico e Exames

Diagnóstico de Sarcoma de Kaposi

A suspeita é baseada no aspecto característico das lesões e sua distribuição. A biópsia é utilizada para o diagnóstico definitivo.

Tratamento e Cuidados

Tratamento de Sarcoma de Kaposi

A escolha do tratamento vai depender:

  • De quanto o sistema imune do paciente está deficiente (imunossupressão)
  • Número, localização e extensão dos tumores
  • Sintomas associados.

Os tratamentos incluem:

  • Terapia antiviral contra o HIV
  • Quimioterapia
  • Crioterapia
  • Radioterapia
  • Cirurgia
  • Terapia intralesional.

Medicamentos para Sarcoma de Kaposi

Os medicamentos mais usados para o tratamento do sarcoma de Kaposi são:

Somente um médico pode dizer qual o medicamento mais indicado para o seu caso, bem como a dosagem correta e a duração do tratamento. Siga sempre à risca as orientações do seu médico e NUNCA se automedique. Não interrompa o uso do medicamento sem consultar um médico antes e, se tomá-lo mais de uma vez ou em quantidades muito maiores do que a prescrita, siga as instruções na bula.

Convivendo (prognóstico)

Complicações possíveis

As complicações podem incluir:

  • Tosse (possivelmente com sangue) e falta de ar, se a doença é nos pulmões
  • Inchaço nas pernas que podem se tornar infecções dolorosa, se a doença estiver nos gânglios linfáticos das pernas

Os tumores podem voltar mesmo após o tratamento. O sarcoma de Kaposi pode ser fatal para uma pessoa com AIDS.

Prevenção

Prevenção

Práticas sexuais seguras pode prevenir a infecção pelo HIV. Isso evita a AIDS e suas complicações, incluindo o sarcoma de Kaposi. Na maioria dos casos o Sarcoma de Kaposi tem curso crônico e indolente.

Fontes e referências

  • Ministério da Saúde
  • Renata Mayumi Takahashi, cirurgiã oncologista do Departamento de Cirurgia Pélvica do A.C.Camargo Cancer Center