Cifoplastia: cirurgia é indicada para fraturas da osteoporose

Entenda como o procedimento é feito e quais os riscos

O que é?

A cifoplastia é um procedimento ambulatorial usado para tratar fraturas por compressão dolorosa na coluna vertebral. O procedimento também é chamado cifoplastia com balão. Ele é feito injetando cimento acrílico (polimetilmetacrilato, ou PMMA) no interior da vértebra.

PUBLICIDADE

Outros nomes

Cifoplastia com balão

Indicações

A cifoplastia é indicada para pessoas que sofreram uma fratura em decorrência da compressão óssea, com redução da altura do corpo vertebral. É comum em pessoas com osteoporose e neoplasias de coluna, mas pode acontecer como um trauma agudo. Seu médico pode indicar a cifoplastia se você sofrer de dor grave e incapacitante, que não melhoram com o repouso no leito, medicamentos para a dor, uso de colete e fisioterapia.


Quem não pode fazer

Pessoas com alguma destas condições não são indicadas para a cifoplastia:

  • Gravidez
  • Distúrbios da coagulação sanguínea
  • Vértebra plana
  • Tumores osteoblásticos
  • Osteomielite.

Exames necessários para realizar a cirurgia

É feita uma avaliação física e neurológica, para determinar se a fratura esta causando compressões dos nervos. Também pode ser pedida uma radiografia, tomografia ou ressonância magnética, para entender a progressão da deformidade, características da vértebra fraturada e outras vértebras em risco. Em pacientes com câncer pode ser pedida uma cintilografia óssea.

Recomendações pré-cirurgia

Antes da cirurgia, informe sempre o seu médico ou enfermeiro:

  • Quais remédios você está tomando, independente de precisar ou não de prescrição
  • Se você tem ingerido muito álcool
  • Se você fuma ou está tentando parar
  • E outras doenças que você possa apresentar.

Durante os dias antes da cirurgia, você pode ser solicitado a parar de tomar ácido acetilsalicílico, ibuprofeno, coumadin e outras drogas que dificultam a coagulação do sangue. Pergunte ao seu médico quais os remédios que você pode continuar tomando no dia da cirurgia.

No dia da cirurgia:

  • Você não poderá comer nem beber nada antes do teste
  • Tome seus medicamentos permitidos normalmente
  • Siga as orientações do médico ou enfermeiro para posicionamento.

Como é realizada

A cifoplastia é feita em um hospital ou ambulatório. O paciente é deitado de barriga para baixo, então é aplicada uma anestesia local e sedação leve - ou seja, o paciente fica consciente, porém sonolento e sem dores. Então, uma agulha é introduzida seguindo o trajeto que foi anestesiado, até ser colocada dentro do osso. Isto é feito com o uso de um aparelho de raio-x, que permite ver praticamente em tempo real o correto posicionamento da agulha. É inserido um balão para dentro do osso por meio da agulha, que é inflado. Visando recuperar a altura das vértebras. Uma vez a coluna na posição correta, é colocado cimento ósseo dentro da vértebra, no geral feito de polimetil-metacrilato (PMMA). Em poucos minutos esse metal já seca e deixa o osso mais firme.

Qual médico realiza a cirurgia

O procedimento pode ser feito por um cirurgião-neurorradiologista, um neurocirurgião ou um ortopedista especializado em coluna.

Tipos de anestesia

A anestesia é local, aplicada na área em que será colocado o cimento ósseo.

Tempo de duração do procedimento

A cifoplastia dura de 30 a 40 minutos. Depois disso, o paciente permanece deitado por cerca de duas horas. Em alguns casos ele pode sair do hospital no mesmo dia, em outros, somente no dia seguinte.

Cuidados após a cirurgia

Em geral são prescritos analgésicos por até dois dias após a cifoplastia. Deve-se fazer controle periódico com radiografias, sendo que a primeira é feita dentro de um mês. Importante dar continuidade ao tratamento da doença que causou a fratura.

Possíveis complicações/riscos

A cifoplastia é um procedimento muito seguro. As complicações podem incluir:

  • Hemorragia
  • Infecção
  • Reações alérgicas a medicamentos
  • Problemas respiratórios ou cardíacos
  • Vazamento do cimento ósseo na área circundante (o que pode causar dor se afetar coluna vertebral ou nervos).

Como é a recuperação do paciente

Você provavelmente voltará para casa no mesmo dia da cirurgia. Entretanto, ele não pode dirigir, a não ser que o médico diga que está tudo bem. Após o procedimento:

- Você capaz de andar, mas o ideal é ficar na cama durante as primeiras 24 horas, levantando para usar o banheiro apenas; Após as 24 horas, você pode lentamente retornar às suas atividades normais; Evite atividades cansativas e extenuantes por pelo menos seis semanas; Se sentir dor, aplique gelo na área da ferida afetada.

Pacientes que fizeram cifoplastia costumam ter menos dor e uma melhor qualidade de vida após a cirurgia. Eles geralmente precisam de menos medicamentos para a dor e podem mover-se melhor do que antes.

Custo da cirurgia

A cifoplastia pode ser realizada em alguns centros hospitalares no SUS, além de ter a cobertura de alguns planos de saúde. Procure saber no hospital mais próximo de você ou com seu médico ortopedista.

Regulamentação

Aprovada pelo Food and drug administration em 2000
Segundo a ANS "O Rol de Procedimentos vigente, estabelecido pela Resolução Normativa no 211/2010 e revisado pela Resolução Normativa no 262/2011, inclui o procedimento denominado OSTEOPLASTIA OU DISCECTOMIA PERCUTÂNEA (VERTEBROPLASTIA E OUTRAS)".

Referências:

Rodrigo Junqueira Nicolau, da Clínica colunar e da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia

Não deixe de consultar o seu médico. Encontre aqui médicos indicados por outras pessoas.