Beta HCG: entenda o resultado do exame de gravidez

Teste é usado para detectar uma gestação e é mais eficiente que o teste de farmácia

O que é?

O beta HCG é um hormônio produzido pelo organismo durante a gestação pelas células precursoras da placenta. Ele é um componente do HCG (gonadotrofina coriônica humana), hormônio específico da gravidez. Por isso esse exame é usado no diagnóstico da gestação.

PUBLICIDADE

No exame de beta HCG de laboratório as taxas desse hormônio no sangue são medidas, tornando o teste ainda mais sensível do que o teste de gravidez de farmácia, sendo capaz de detectar quantidades bem baixas do beta HCG. Além disso, o exame de sangue permite um resultado quantitativo, em que a concentração desse hormônio no organismo também é medida, o que pode ajudar a verificar se a gestação está indo bem.

Indicações do beta HCG

O exame de beta HCG é usado principalmente para detecção de gravidez. No entanto, ele também pode ser útil para verificação do andamento dessa gestação, caso o médico desconfie de algum problema. Por exemplo, se a gestante tiver um sangramento ou se o médico suspeita de gravidez ectópica (ou seja, nas trompas) durante o ultrassom, ele pode pedir uma repetição do exame no mesmo laboratório para verificar se a quantidade do hormônio está evoluindo bem, já que ele costuma dobrar em quantidade a cada 48 horas.


Além disso, o beta HCG também pode ser usado no diagnóstico de alguns tumores que tem origem na gestação, como a mola hidatiforme, já que eles também produzem esse hormônio. Nesses casos, conforme o tratamento é feito, ele precisa ficar indetectável por pelo menos um ano. Além disso, o exame de beta HCG pode dar positivo em alguns tumores de testículo e ovário e pode ser usado como um marcador nesses casos.

Quando o exame deve ser feito?

O exame de beta HCG de sangue é mais sensível do que o teste de gravidez de farmácia, por isso ele pode detectar a gravidez antes mesmo do atraso menstrual. No entanto, se a mulher está desconfiada de gravidez, mas fez o teste antes da menstruação atrasar, o teste pode não conseguir detectar o beta HCG no organismo e dar falso negativo. Nesses casos, o ideal é repetir o teste mais uma vez, se a menstruação realmente atrasar.

Resultado do beta HCG

O resultado do exame beta HCG de sangue vem expresso em forma quantitativa, ou seja, com as medidas da concentração do hormônio no sangue. Normalmente os valores são muito variáveis e mudam de mulher para mulher e de laboratório para laboratório, conforme o método de medição que eles usam. Ou seja, duas mulheres com o mesmo tempo de gestação podem fazer o exame no mesmo lugar e terem resultado diferentes. Ou uma mesma mulher pode fazer o teste em dois laboratórios e ter concentrações do hormônio diferentes.

No entanto, na maior parte dos laboratórios, quando o resultado dá acima de 5 UI/L significa que o exame deu positivo e a mulher está grávida. As quantidades do hormônio são mais importantes para avaliação do médico.

O beta HCG pode dar falso positivo?
É muito raro o exame de beta HCG dar falso positivo, mas isso pode acontecer quando a mulher tem algum tumor ovariano ou de origem embrionária, ou se ela usa algum medicamento que contenha beta HCG.

O beta HCG pode dar falso negativo?
O teste somente pode dar falso negativo se for feito muito cedo, ou seja, antes do atraso menstrual de fato. Isso ocorre porque por mais que o embrião já esteja se formando, às vezes a quantidade de hormônio que foi liberada no organismo ainda é muito baixa.

A quantidade de beta HCG pode indicar o tempo de gestação?

É um fato que a quantidade de beta HCG vai aumentando progressivamente ao longo da gravidez. No entanto, como esse crescimento é variável em cada mulher é muito difícil usar o beta HCG para saber o tempo de gestação. O ideal é que assim que o resultado positivo do exame sair, a gestante busque um ginecologista para fazer o primeiro ultrassom, pois é nesse exame que o especialista consegue determinar o tempo de gravidez, além de verificar se está tudo bem com o feto e se a gestação está ocorrendo mesmo no útero.

O beta HCG pode indicar se há uma gestação gemelar?

O beta HCG pode ser mais alto quando a gravidez é gemelar e os bebês estão se desenvolvendo em duas placentas diferentes. No entanto, isso deve ser melhor verificado no exame de ultrassom, que deve ser feito assim que o resultado positivo do beta HCG sai. Dessa forma, o ginecologista consegue visualizar mais claramente se são gêmeos, se eles estão na mesma placenta (o que pede maior observação durante a gravidez) e se tudo mais está correndo bem na gestação.

Beta HCG de sangue X teste de gravidez de farmácia

O exame beta HCG feito em laboratório normalmente mede os níveis no sangue, enquanto os testes de gravidez de farmácia fazem a medição do hormônio na urina. Com isso, o beta HCG consegue ser mais sensível, medindo não só se a mulher está grávida, como também a quantidade de hormônio circulante, o que pode ser útil ao médico para verificar como está o andamento da gravidez.

Apesar de hoje os exames de beta HCG pela urina serem cada vez mais sensíveis, o exame de sangue ainda é a confirmação oficial da gravidez, devido a sua sensibilidade maior e também por darem resultados mais seguros desde o primeiro dia de atraso da menstruação.

O que pode afetar o resultado do beta HCG

Os níveis de beta HCG no corpo podem ser alterados quando a mulher tem algum tumor ovariano ou de origem embrionária, ou se ela usa algum medicamento que contenha beta HCG.

Preparo para o exame

Não há nenhuma recomendação especial para realizar um beta HCG. Você poderá comer e beber normalmente antes e depois do exame.

Como o beta HCG é feito

Em um hospital ou laboratório, o beta HCG é realizado por um profissional de saúde da seguinte forma:

  • Com o paciente sentado, é amarrado um elástico em volta do seu braço para interromper o fluxo de sangue. Isso faz com que as veias fiquem mais largas, ajudando o profissional a acertar uma delas
  • O profissional faz a limpeza com álcool da área do braço a ser penetrada pela agulha
  • A agulha é inserida na veia. Esse procedimento pode ser feito mais de uma vez, até que o profissional de saúde acerte a veia e consiga retirar o sangue
  • O sangue coletado na seringa e colocado em um tubo
  • O elástico é removido e uma gaze é colocada no local em que o profissional de saúde inseriu a agulha, para impedir qualquer sangramento. Ele ou ela pode fazer pressão sobre a bandagem para estancar o sangue
  • Uma bandagem é colocada no local.

Tempo de duração do exame

Um beta HCG leva poucos minutos para ser realizado.

Recomendações pós-exame

Não há nenhuma recomendação especial após o exame. O paciente pode fazer suas atividades normalmente.

Referências

  • Ginecologista Silvia Herrera (CRM SP 107923), gerente da Medicina Fetal do SalomãoZoppi Diagnósticos
  • Ginecologista Javier Miguelez (CRM SP 87128), especialista em Medicina Fetal do Fleury Medicina e Saúde
  • Ginecologista e obstetra Juliana Amato (CRM SP 106072), do Amato Instituto de Medicina Avançada
Não deixe de consultar o seu médico. Encontre aqui médicos indicados por outras pessoas.